Depois de dois anos morando em Toronto e pagando aluguel, e com a família prestes a aumentar, resolvemos que estava na hora de nos mudar para um lugar mais espaçoso.
Gostamos muito da região em que moramos desde que chegamos no Canadá - Etobicoke - mas comprar uma casa ou apartamento por lá estava fora do nosso orçamento...
Começamos nossas pesquisas no início do ano, e não foi muito difícil perceber que a região que mais se "parecia" com nosso bolso era a região de Whitby, uma cidade bastante simpática a leste de Toronto.
Entramos em contato com a Rosa da Silva* e, em apenas dois finais de semana de procura, já estávamos colocando uma "offer" em uma casa em Whitby, para onde nos mudamos há três semanas.
Por incrível que pareça, nossos gastos com mortgage em nossa casa de 3 quartos são inferiores aos gastos com aluguel do apartamento de 1 quarto onde morávamos.
A casa é bem gostosa e agradável e a cidade, então, nem se fale! É bem "cidade de interior" mesmo!! Tranquila, com muitas fazendas, lago... Para terem uma ideia da calmaria por aqui, ontem fomos surpreendidos por um coelhinho aqui na porta de casa! Ao mesmo tempo, Whitby tem estrutura de "cidade grande", com todas as principais lojas e supermercados, complexo com 24 salas de cinema, restaurantes... tudo à mão! O povo por aqui é muito mais solícito e educado que em Toronto e a quantidade de imigrantes é incrivelmente menor do que lá.
O Pedro está empolgado com a quantidade de campos de futebol que encontrou por aqui! Só falta achar um time para jogar! Outro dia ele foi sozinho mesmo, de bike, num fim de tarde, chutar uma bolinha!
Ainda trabalhamos em Toronto, e o commute é meio cansativo, principalmente porque estamos indo de carro e, quando chove, a highway fica bem congestionada. (Claro que o trânsito não é nada em comparação com São Paulo!) Existe também a opção do Go Train, mas como vamos os dois, acaba saindo mais barato irmos de carro, principalmente porque não tenho despesa com estacionamento lá na rua do day care onde trabalho.
Morar em casa é novidade tanto para mim quanto para o Pedro, já que sempre moramos em apartamento, então estamos tendo que nos adaptar a algumas coisinhas: outro dia esquecemos o portão da garagem aberto...a grama do jardinzinho aqui da frente está crescendo e ainda não tomamos nenhuma providência... mas devagar vamos aprendendo!
Aos poucos nossa casa está ficando com a nossa cara! O próximo passo é montar o quartinho do baby, que a partir de agosto será o(a) mais novo(a) morador(a) da cidade.
* Recomendamos fortemente a Rosa para quem pensa em comprar casa! A ajuda dela foi fundamental para nós! Paciente, prestativa e grande entendedora do ramo imobiliário canadense, a Rosa faz até palestras para First Time Home Buyers. Ou seja, você estará, sem dúvida, em boas mãos. E ao contrário do que muita gente pensa, ela não trabalha apenas na região de Whitby!